Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Líder nacionalista é escolhido novo presidente da Índia

Pela primeira vez, a votação teve como candidatos dois "intocáveis"

Por Da redação 20 jul 2017, 10h38

O líder nacionalista hindu Ram Nath Kovind foi apontado como novo presidente da Índia. Kovind foi eleito pelo Parlamento indiano e pelos Legislativos estaduais, em uma votação realizada na segunda-feira, mas que teve resultados anunciados apenas nesta quinta-feira.

Pela primeira vez na história do país, a votação teve como candidatos dois membros da casta dalit (“intocável”), a mais baixa e oprimida da pirâmide social indiana:  Kovind e a oposicionista Meira Kumar, aliada de Sonia Gandhi.  

  • Ex-governador de Bihar, no leste indiano, Kovind é há tempos associado ao Rashtriya Swayamsevak Sangh, ou Corpo Nacional de Voluntários, um grupo hindu acusado de fomentar o ódio religioso contra os muçulmanos. O grupo é próximo ideologicamente do partido do primeiro-ministro Narendra Modi, o nacionalista Bharatiya Janata, que controla cadeiras suficientes no Legislativo federal e nos estaduais para levar à presidência seu nome favorito.

    O presidente, porém, tem cargo em grande medida cerimonial. Ele tem como função assessor o gabinete liderado pelo primeiro-ministro, que é o chefe do Executivo.

    (Com Associated Press)

    Continua após a publicidade
    Publicidade