Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Líder histórico do Sendero Luminoso com saúde estável após captura

O chefe de uma das facções remanescentes da guerrilha maoísta Sendero Luminoso, Florindo Flores, conhecido como “camarada Artemio”, capturado no domingo na selva do Peru, encontra-se com o estado de saúde estável e será levado a uma prisão de Lima, informou nesta segunda-feira a polícia.

“Seu estado de saúde é estável, seus ferimentos não comprometeram órgãos vitais”, disse à AFP um porta-voz da Direção de Informação da Polícia (Dinfo).

“Está tranquilo, fala muito pouco e, assim que controlarem a infecção e a inflamação de seus ferimentos nas mãos e no tórax, será levado a uma prisão em Lima”, indicou a fonte policial após informar que “Artemio” está internado no hospital da polícia em Lima, sob fortes medidas de segurança.

O líder senderista será interrogado na Direção Contra o Terrorismo (Dicorte) e depois preso nas instalações da base Naval do porto El Callao, a oeste de Lima, onde o líder máximo senderista Abimael Guzmán, de 75 anos, encontra-se preso desde 1992.

Segundo informações da promotoria, “Artemio” seria autor de pelo menos 500 ações subversivas e mais de 50 mortes nos últimos cinco anos.