Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Líder da oposição é eleito novo premiê

Por Da Redação 15 dez 2008, 08h16

Reuters

Em meio a crise entre a oposição e simpatizantes do ex-premiê tailandês Thaksin Shinawatra, o líder do oposicionista Partido Democrata, Abhisit Vejjajiva, foi eleito nesta segunda-feira como novo primeiro-ministro do país. Ele obteve 235 votos dos parlamentares, contra os 198 angariados pelo líder do Puea Pandin (Patriótico), Pracha Promnok. O resultado provocou manifestações na saída do Parlamento (foto).

Nascido na Inglaterra e formado em Ciências Políticas pela Universidade de Oxford, Vejjajiva, de 44 anos, será o 27º premiê da Tailândia – e o terceiro em menos de um ano. Apesar da vitória, ele contará apenas com uma fraca coalizão do governo para tentar solucionar uma crise de mais de seis meses no país, que culminou com a ocupação de dois aeroportos de Bangcoc por manifestantes anti-governo no final de novembro.

Vejjajiva não deu indicações de como será sua política de governo, mas prometeu restaurar a economia tailandesa e melhorar a imagem do país no exterior. Ele será o primeiro premiê do Partido Democrata a governar a Tailândia em oito anos.

A nomeação de Vejjajiva motivou protestos de simpatizantes de Shinawatra, deposto por um levante em 2006. Para impedir a saída dos parlamentares, cerca de cem seguidores do ex-primeiro-ministro, conhecidos como “camisetas vermelhas” tentaram bloquear com barras de metal as portas da sede do Parlamento.

Continua após a publicidade
Publicidade