Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Líder da minoria democrata votará sim pela legalização da maconha

Nancy Pelosi, congressista pelo estado da Califórnia, é a primeira política de alto escalão a se posicionar a favor do uso recreacional da droga

Líder da minoria no Congresso americano, a democrata Nancy Pelosi disse na última sexta-feira que ela pretende votar favoravelmente a proposta de lei que legaliza o uso recreativo de maconha no estado da Califórnia. “Eu votarei pela aprovação, mas não farei nenhuma declaração oficial”, disse a congressista ao jornal Los Angeles Times, sem explicar a fundo as razões pelas quais decidiu apoiar a legalização da droga.

Se aprovada nas eleições da próxima terça-feira, a Proposta Número 64 garante aos maiores de 21 anos o direito legal de possuir e consumir maconha na Califórnia. O estado já permite o uso medicinal da droga. A congressista Pelosi representa o 12º distrito californiano, na cidade de San Francisco, e seria a primeira política de alto escalão eleita, tanto do lado republicano quanto do democrata, a defender uma droga classificada como “narcótico grau 1” (a mesma da heroína, por exemplo) pelo governo dos Estados Unidos.

Pelosi também apoiará uma medida que vai de encontro às posições de seu partido, inclusive a da candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton: revogação da pena de morte na Califórnia.