Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Líder da esquerda mexicana, Obrador não admite derrota

Principal adversário de Peña Nieto disse que vai esperar resultado oficial

O dirigente do Partido da Revolução Democrática (PRD), Andrés Manuel López Obrador, afirmou neste domingo que os dados das eleições presidenciais divulgados até agora pelo órgão eleitoral mexicano não coincidem com os seus e afirmou que esperará até conhecer os resultados oficiais.

O candidato da esquerda mexicana, que não reconheceu sua derrota nas últimas eleições presidenciais, em 2006, emitiu sua mensagem pouco depois que dados do Instituto Federal Eleitoral (IFE) indicaram que ele tinha perdido as eleições deste domingo para o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto.

Em seu discurso, feito em um hotel da capital mexicana, López Obrador afirmou que “o processo careceu da equidade que estabelece a Constituição”. “Há um processo legal estabelecido que consiste em realizar uma apuração. E na próxima quarta-feira deve-se revisar todas as atas e conhecer os resultados”, declarou o líder da esquerda mexicana.

“Vamos conhecer esse resultado para fixar uma posição definitiva”, insistiu. Ele também expressou a necessidade de agir “de forma responsável” e disse que “é fundamental a transparência”. “A informação que nós temos indica outra coisa”, acrescentou López Obrador, sem detalhar que dados possui e qual divergência pode haver com os divulgados pelo presidente do IFE.

Leia também:

Leia também: Novo presidente mexicano é uma mistura de Collor e Berlusconi

(Com agência EFE)