Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Líbia: um dos filhos de Kadafi é capturado em Sirte

Antes do início da rebelião, Mutasim era o principal concorrente na disputa pela sucessão com Saif al-Islam, outro filho de Kadafi

Por Da Redação 12 out 2011, 20h48

Um dos filhos do ex-ditador líbio Muamar Kadafi, Mutasim Kadafi, foi detido em Sirte, 360 km a leste de Trípoli, afirmou nesta quarta-feira um oficial das novas autoridades líbias, o Conselho Nacional de Transição (CNT). “Mutasim foi capturado em Sirte e levado a Bengasi, no leste do país”, declarou Abdelkarim Bizama. “Não anunciamos a captura antes para evitar qualquer tentativa de libertá-lo”.

Nascido em 1975, médico e militar de carreira, Mutasim Kadafi foi formado por oficiais egípcios e recebeu a chefia do Conselho de Segurança Nacional em 2007, além de liderar sua própria unidade de elite. Antes do início da rebelião, Mutasim era o principal concorrente na disputa pelo poder com Saif al-Islam, outro filho de Kadafi.

Responsáveis do CNT já suspeitavam da presença de Mutasim em Sirte, e os combatentes do novo regime cercaram o centro da cidade, último reduto dos partidários de Kadafi, nesta quarta-feira. O CNT aguarda a queda de Sirte para proclamar a “libertação total” da Líbia e retomar as negociações para formar um governo de transição.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade

Publicidade