Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Líbia: dezenas de corpos são encontrados na cidade-fantasma de Sirte

Equipes de voluntários voltaram a encontrar dezenas de corpos, a maioria sem identificação, nas ruínas de Sirte, a cidade-fantasma onde Muamar Kadhafi se escondeu até ser capturado no dia 20 de outubro.

No prédio de uma empresa de tratamento de água situada no bairro nº 2, onde as forças do ex-dirigente líbio haviam se refugiado antes da debandada, os voluntários encontraram 26 túmulos improvisados, sem qualquer identificação.

Os corpos, destroçadas pelos combates, foram enterrados na areia, perto de um grande reservatório de água, podendo sentir-se de longe o odor da decomposição, constatou um correspondente da AFP.

Para Ibrahim Suleymán, um dos voluntários do trabalho de resgate dos corpos em Sirte, trata-se, sem dúvida, de combatentes leais a Kadhafi, “enterrados às pressas” por companheiros depois de confrontos com as forças do Conselho Nacional de Transição (CNT).

No centro de Sirte, no cruzamento das ruas Dubai e 1 de Setembro, os membros da associação de caridade líbia Djebel Al Ajtar afirmaram à AFP que “mais de 50 corpos” de civis estão sob os escombros de um prédio de vários andares destruídos num ataque aéreo da Otan.

“Há mais de 50 corpos de civis sob as ruínas, entre eles mulheres e crianças. É horrível”, desabafou um integrante do grupo, Mohamed Muftá.

Segundo Aymán Ibrahim, outro membro da Djebel Al Ajtar, “o prédio caiu depois de um ataque da Otan”.