Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ladrões realizam roubo milionário no aeroporto de Bruxelas

Veículo roubado transportava diamantes brutos e lapidados procedentes da Antuérpia e avaliados em 50 milhões de dólares (quase 100 milhões de reais)

Um grupo de homens fortemente armados atacou na noite de segunda-feira um caminhão que estava na pista do aeroporto de Bruxelas e transportava diamantes avaliados em 50 milhões de dólares (quase 100 milhões de reais), segundo o Centro Mundial de Diamantes, com sede na Antuérpia, que representa o setor. “Eram diamantes brutos e lapidados procedentes da Antuérpia e que seguiriam para Zurique, na Suíça”, afirmou um porta-voz da organização, que considerou este “um dos maiores roubos de diamantes da história”. Mais cedo, o canal de televisão belga VRT informou que o veículo transportava diamantes avaliados em 350 milhões de euros (mais de 919 milhões de reais).

Placa de boas vindas ao aeroporto de Bruxelas, na Bélgica Placa de boas vindas ao aeroporto de Bruxelas, na Bélgica

Placa de boas vindas ao aeroporto de Bruxelas, na Bélgica (/)

Por volta de 20 horas de segunda-feira, dois veículos levaram cerca de oito homens armados até uma van de segurança perto do avião de passageiros suíço, de acordo com autoridades aeroportuárias. “Os homens estavam armados e mascarados. Não houve tiros, e ninguém ficou ferido”, disse uma porta-voz da promotoria pública de Bruxelas. Os criminosos conseguiram invadir a pista após romperem uma cerca no entorno do aeroporto e atacaram o caminhão no momento em que agentes transferiam os diamantes para um avião da Swiss, operado pela Helvetic Airlines, a partir do qual seriam enviados à Suíça. Depois do assalto, os homens conseguiram fugir, e apenas um dos carros usados no crime foi encontrado.

(Com agências France-Presse e Reuters)