Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Peru: Kuczynski toma posse e promete igualdade de oportunidades

"Quero uma revolução social para meu país", disse o economista de centro-direita Pedro Pablo Kuczynski

Por Da redação Atualizado em 28 jul 2016, 21h48 - Publicado em 28 jul 2016, 21h27

O economista Pedro Pablo Kuczynski, que venceu a disputada eleição presidencial no Peru em junho, tomou posse nesta quinta-feira com a promessa de acelerar a economia, combater a pobreza e converter o país em um lugar com igualdade de oportunidades. Aos 77 anos, o presidente eleito mais idoso da América sucede Ollanta Humala no mandato de cinco anos.

Depois de saudar os presidentes de México, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Paraguai, o conservador Kuczynski cumpriu a cerimônia de posse no Congresso e jurou pela pátria exercer o cargo com responsabilidade. Em seu primeiro discurso como presidente, Kuczynski prometeu educação primária e secundária gratuitas, água potável para todos os peruanos, melhorias no sistema de saúde pública, formalizar os empregos para garantir proteção social e construir a infraestrutura necessária para o desenvolvimento.

LEIA MAIS:
Kuczynski não dará anistia a Fujimori, mas aceitaria prisão domiciliar

Kuczynski vence eleição presidencial no Peru com 50,12% dos votos

Mas as mensagens mais enfáticas foram sua intenção de transformar o Peru em um país com igualdade de oportunidades, um compromisso que vem sendo adiado há décadas, e sua promessa de ser implacável no combate à corrupção que maculou a classe política e as instituições.

“Devemos dar um grande salto, só com esse salto chegaremos à modernidade que o Peru deseja, um país justo para todos. Quero uma revolução social para meu país, desejo que em cinco anos o Peru seja um país mais justo, mais equitativo e mais solidário”, disse o presidente.

Kuczynski derrotou Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, no segundo turno da votação peruana e venceu por uma diferença inferior a um ponto porcentual.

Peru's President Pedro Pablo Kuczynski plays the flute during the ministers swearing in ceremony at the Government Palace in Lima, Peru, July 28, 2016. REUTERS/Guadalupe Pardo
O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, toma flauta em cerimônia de posse dos ministros no Palácio do Governo, em Lima. 28/07/2016. REUTERS/Guadalupe Pardo Guadalupe Pardo/Reuters

(Com Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade