Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Kosovo envia polícia para reforçar a fronteira com a Sérvia

Governo kosovar quer controlar a proibição da entrada de bens do país vizinho

Por Da Redação 26 jul 2011, 06h23

O governo de Kosovo enviou unidades especiais de polícia para reforçar o controle em duas passagens fronteiriças com a Sérvia, depois que na semana passada Pristina proibiu a importação de produtos sérvios.

O ministro do Interior kosovar, Bajram Rexhepi, confirmou nesta terça-feira esse desdobramento policial extraordinário na fronteira norte, em uma operação destinada a controlar o cumprimento da proibição de entrada de bens da vizinha Sérvia.

A situação no norte do país autoproclamado independente da Sérvia em fevereiro de 2008 se mantém muito tensa.

No norte se concentra a minoria sérvia do Kosovo, que em sua maioria segue leal a Belgrado, sem reconhecer a autoridade de Pristina.

Após fracassar a recente tentativa de liberalizar o comércio entre Sérvia e sua antiga província separatista, se teme agora uma escalada da tensão.

Continua após a publicidade

O governo kosovar decidiu na quarta-feira passada proibir as importações desde Sérvia e Bósnia-Herzegovina, em resposta ao veto às exportações kosovares imposto por esses países, mas os produtos sérvios continuam entrando no norte do país.

No início desta madrugada, a polícia kosovar conseguiu assumir o controle de uma das duas passagens fronteiriças no norte, mas teve dificuldades para fazer o mesmo com a segunda, já que sérvios locais bloquearam a estrada com tratores.

Finalmente, na manhã de hoje Rexhepi confirmou que também foi possível assumir o controle do segundo posto fronteiriço. “A situação é tensa. A polícia está atuando com cuidado para evitar confrontações com os manifestantes sérvios”, disse Rexhepi à imprensa local.

O ministro acrescentou que nesta operação a polícia kosovar não é apoiada pela Eulex (a missão policial da União Europeia) nem pelas KFOR, as tropas lideradas pela Otan.

(com Agência EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade