Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kofi Annan pede fim de massacre na Síria

“Temos de parar os assassinatos” na Síria, disse Kofi Annan nesta terça-feira à imprensa, depois de participar de uma videoconferência com o Conselho de Segurança da ONU sobre a situação no país.

O emissário da ONU e da Liga Árabe para a Síria afirmou ainda que “o plano é a única forma de estabilizar o país”, fazendo referência a seu plano de paz apresentado recentemente. Annan também expressou “profunda preocupação” com uma possível guerra civil.

No entanto, o emissário acredita que “a atividade militar diminuiu ligeiramente”, mas frisou que continuam as violações do cessar-fogo estabelecido em 12 de Abril e válido para todo o país.

Segundo a ONU, mais de 9.000 pessoas morreram desde o início da revolta popular contra o regime de Bashar al-Assad, em março do ano passado.

Apesar da presença de cerca de 60 observadores da ONU, o cessar-fogo é regularmente violado. A previsão é que cerca de outros 300 observadores, autorizados pelo Conselho de Segurança, cheguem ao território sírio até o final do mês.