Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kim Jong-un inspeciona teste de novo míssil “tático guiado”

Evento se dá uma semana depois de o líder norte-coreano ter indicado sua disposição de encontrar-se com Donald Trump pela terceira vez

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou um teste com um novo tipo de míssil “tático guiado”, informou a informou a agência de notícias estatal KCNA. Este foi o primeiro teste público de armamento  conduzido por Pyongyang desde o fracasso da segunda reunião de Kim com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em fevereiro.

Kim disse que “a conclusão do desenvolvimento do sistema da arma serve como um evento de significado muito importante para aumentar o poder de combate” do Exército norte-coreano, de acordo com a agência.

Na semana passada, o próprio líder da Coreia do Norte mencionara sua disposição em novamente encontrar-se com Trump para discutir a desnuclearização da península coreana e o fim das sanções econômicas impostas pelo governo americano contra Pyongyang.

Segundo a agência KCNA, a “vantagem” da nova arma é “seu modo peculiar de direcionamento em voo e a capacidade de sua poderosa ogiva”. Não houve indicação mais específica sobre o armamento. Mas o termo “tático” sugere uma arma de curto alcance, ao contrário dos mísseis balísticos de longo alcance que têm sido vistos como uma ameaça pelos Estados Unidos.

No novembro passado, Kim também supervisionara o teste de uma “arma tática” não identificada, segundo a mídia estatal, que iria proteger a Coreia do Norte como “um muro de aço”.

Kim também disse no ano passado que a Coreia do Norte iria interromper seus testes nucleares e lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais porque as capacidades nucleares de Pyongyang haviam sido “verificadas”.

(Com Reuters)