Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Kim Jong-un é visto fumando durante campanha contra o tabagismo

O ditador asiático costumava ser retratado fumando com frequência, o que havia parado de acontecer desde o lançamento das iniciativas para combater o tabagismo

Por Da Redação 10 jun 2016, 10h41

O ditador da Coreia do Norte parece não estar seguindo suas próprias orientações. Uma foto de Kim Jong-un com um cigarro na mão durante visita a um acampamento de crianças em Pyongyang foi divulgada pela mídia estatal, apesar das iniciativas antifumo que estão em curso no país.

Kim é conhecido pelo hábito de fumar e costumava ser visto com cigarros com grande frequência. Desde março, porém, o ditador não era mais retratado desta forma, de acordo com o site sul-coreano Korean Herald. Uma provável razão para a mudança é que o governo acaba de lançar uma forte campanha contra o tabagismo em todo o país, para combater problemas de saúde dos habitantes.

A percentagem de pessoas que fumam na Coreia do Norte é uma das mais altas da Ásia, principalmente entre a população masculina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 43% dos homens do país eram fumantes em 2014. Na recente campanha contra a prática, a TV estatal da Coreia mostrou um programa de 40 minutos de duração em que mulheres repreendiam homens fumantes, chamando-os de “imbecis que perturbam seus arredores”.

Leia também:

Coreia do Norte reinicia produção de plutônio para bombas nucleares, diz autoridade dos EUA

Tia do líder da Coreia do Norte vive de forma anônima nos EUA

Coreia do Norte divulga fotos de Kim Jong-un – desta vez, sem Photoshop

Em maio, o governo anunciou que fabricantes de cigarro sancionados pelo governo precisariam colocar avisos em suas embalagens, medida que está em prática há anos em diversos países do mundo. Reportagens subsequentes da emissora nacional KCNA mostraram histórias de cidadãos que teriam parado de fumar por causa dos anúncios do governo sobre os riscos para a saúde, que não parecem ter atingido o “líder supremo”, como Kim se autodenomina.

(Da redação)

Continua após a publicidade

Publicidade