Justiça britânica autoriza extradição de Assange para os EUA
Julian Assange está preso em Londres e alega que não tinha saúde mental para enfrentar o sistema judicial americano

A justiça do Reino Unido aprovou nesta sexta-feira (10) o pedido dos Estados Unidos para a extradição de Julian Assange, fundador do WikiLeaks.
A Suprema Corte de Londres decidiu que as garantias dadas pelos americanos são suficientes para que o ativista seja tratado com humanidade. Também ordenou que um juiz de primeira instância envie o pedido de transferência ao secretário do Interior para revisão.
A noiva de Assange, Stella Morris, disse que a decisão é um “grave erro judiciário” e que seus advogados entrarão com um recurso o mais rápido possível.
No início deste ano, uma juíza de primeira instância do Reino Unido recusou o pedido de extradição por motivos de saúde, alegando que o fundador do WikiLeaks provavelmente se mataria se fosse mantido em condições severas de prisão nos Estados Unidos.
Os americanos entraram com uma apelação questionando a ideia de que a sua saúde mental o tornava vulnerável para enfrentar o sistema judicial do país, afirmando que Assange não tem histórico de doenças mentais graves ou duradouras a ponto de se machucar.
As autoridades americanas afirmaram ainda que, se ele de fato for extraditado, a sua pena será equivalente a que ele cumpriria se fosse julgado em seu país, a Austrália.
Julian Assange foi indiciado pelos Estados Unidos por 17 acusações de espionagem e uma acusação de uso indevido de computador devido à criação do WikiLeaks, site responsável pelo vazamento de milhares de documentos militares e diplomáticos.
As acusações somadas ultrapassam os 175 anos de prisão, embora o tempo máximo já aplicado a este tipo de crime tenha sido de 63 anos.
O ativista, de 50 anos, está atualmente detido em uma prisão de segurança máxima em Belmarsh, na cidade de Londres.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)