Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juncker exige esforços econômicos do novo Governo espanhol

Berlim, 21 nov (EFE).- O presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, exigiu claros esforços econômicos do novo Governo conservador espanhol após as eleições legislativas de domingo.

‘As mudanças de Governo não alteram a situação problemática’, disse Juncker nesta segunda-feira em Mainz, no centro da Alemanha, ao receber a Medalha de Mérito do estado federado da Renânia-Palatinado.

Juncker acrescentou que ‘depende do novo Governo grego e também do novo Governo espanhol dar passos de consolidação críveis para que a situação se tranquilize’.

O triunfo do Partido Popular e de seu candidato Mariano Rajoy ‘não tranquilizou esta manhã os mercados porque a vitória arrasadora do partido conservador na Espanha já tinha sido considerada pelos mercados há semanas’, disse Juncker.

Além disso, o presidente do Eurogrupo defendeu o estudo de uma introdução da dívida em euro (eurobonos), em clara contraposição à chanceler alemã, Angela Merkel, que os rejeita taxativamente.

Sobre as previstas modificações do acordo para a melhora do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), Juncker assegurou que estarão prontas em breve. Ele anunciou uma decisão sobre o assunto para o dia 29 de novembro. EFE