Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Julgamento de atirador da Noruega começa na segunda

Anders Breivik será julgado nove meses após o atentado que matou 77 pessoas

Começa na próxima segunda-feira o julgamento, na Noruega, de Anders Behring Breivik, responsável pela morte de 77 pessoas em julho de 2011 na capital Oslo e em uma ilha próxima à capital. O atentado, sem precedentes na história do país, chocou a população e comoveu a comunidade internacional.

Um relatório psiquiátrico divulgado na última segunda-feira constatou que Breivik está em plena posse de suas faculdades mentais e é responsável pelos seus atos.

Nas próximas semanas, centenas de jornalistas de 210 redações vão acompanhar o julgamento. “Tanto pela gravidade dos fatos como pela logística, é o julgamento mais importante que já tivemos de organizar”, disse o presidente do Tribunal de Oslo, Geir Engebretsen.

Parentes de vítimas dizem esperar justiça. “Queremos um julgamento limpo, sério e digno para que o culpado seja condenado e que seja esclarecido o que aconteceu em 22 de julho”, afirmou Trond Blattmann, presidente do grupo de apoio às famílias, que perdeu uma filha na ilha de Utoeya.

(Com agência AFP)