Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juba suspende negociações com regime de Cartum em protesto por ataque

Cartum, 21 jul (EFE).- O Sudão do Sul suspendeu neste sábado as negociações diretas que mantinha com o regime do Sudão em protesto pelo ataque aéreo lançado na sexta-feira supostamente pelo governo de Cartum contra uma zona do país.

O porta-voz do exército do Sudão do Sul, Phillip Aguer, informou em comunicado que dois homens e uma mulher ficaram levemente feridos após o bombardeio realizado por um avião de guerra sudanês na zona de Romaker, localizado na província de Bahr al Gazal.

‘Decidimos suspender as negociações diretas com o Sudão porque no momento em que estudamos soluções pacíficas, a aviação sudanesa nos ataca em áreas dentro de nosso país’, ressaltou Aguer.

O porta-voz das Forças Armadas do Sudão, coronel Al Sauarmi Khaled Saad, negou que Cartum tenha ordenado uma ação contra o país vizinho, apesar de existirem tropas sul-sudanesas na região sudanesa de Darfur.

O porta-voz do Ministério sudanês das Relações Exteriores, Al Obaid Merauah, disse que seu país está disposto a continuar com as conversas diretas com o Sudão do Sul.

As negociações, mediadas pela União Africana (UA), têm como objetivo pôr fim às diferenças entre os dois Estados, especialmente em relação à fronteira dos dois países, região rica em petróleo. EFE