Jovem alemã sequestrada pelo Hamas foi encontrada morta, diz Israel
A DJ Shani Louk, 23 anos, foi capturada na rave Universo Paralello e 'torturada' pelos terroristas, segundo Ministério das Relações Exteriores israelense
O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou nesta segunda-feira, 30, que a jovem alemã Shani Louk, de 23 anos, que foi sequestrada na rave Universo Paralello pelo grupo terrorista Hamas em 7 de outubro, foi encontrada morta. Seu nome ganhou o noticiário internacional depois que sua mãe identificou-a em vídeos gravados pelos militantes e emitiu apelos para que a filha fosse resgatada.
“Estamos arrasados ao compartilhar que o corpo da alemã-israelense Shani Louk, de 23 anos, foi encontrado e identificado”, escreveu o ministério no X, anteriormente conhecido como Twitter.
We are devastated to share that the death of 23 year old German-Israeli Shani Luk was confirmed.
Shani who was kidnapped from a music festival and tortured and paraded around Gaza by Hamas terrorists, experienced unfathomable horrors.
Our hearts are broken 💔.
May her memory… pic.twitter.com/svSArX3XSx
— Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) October 30, 2023
Louk participava do festival de música eletrônica Universo Paralello no sul de Israel, no dia 7 de outubro, quando o Hamas iniciou o maior ataque da região em décadas.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores israelense, Louk foi sequestrada, “torturada e exibida pelas ruas Gaza por terroristas do Hamas. O comunicado acrescentou que ela “experimentou horrores incompreensíveis”.
“Que a memória dela seja uma bênção”, concluiu o ministério.
A mãe de Louk também informou nesta segunda-feira que a filha está morta.
“Infelizmente, recebemos ontem a notícia de que a minha filha já não está viva”, disse Ricarda Louk à emissora alemã RTL/ntv.
No dia 7 de outubro, membros do Hamas bloquearam a estrada para o local do festival, cercando a multidão por três lados. Mais de 260 corpos foram encontrados no local, segundo o serviço de resgate israelense Zaka.
O nome de Louk ganhou o noticiário depois que viralizou um vídeo que que ela foi vista aparentemente inconsciente na traseira de um caminhão do Hamas, após o ataque à rave. Em seguida, sua mãe foi à mídia alemã e internacional para fazer apelos pelo resgate da filha.
Muitos outros reféns foram levados para a Faixa de Gaza. A última atualização de Israel foi de que 239 pessoas foram sequestradas. Quatro cativos foram libertados – uma mulher americana e a sua filha, e mais tarde uma mulher israelita de 85 anos e a sua amiga, de 79.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está sob pressão crescente das famílias dos reféns para assinar um acordo abrangente que garanta a sua libertação. Os apelos estão mais urgentes em meio à expansão das operações por terra de Israel, que podem colocar a segurança dos detidos em Gaza em risco maior ainda.
Um acordo abrangente envolveria a libertação dos reféns em troca de palestinos atualmente detidos em prisões israelenses, que a ONG Clube dos Prisioneiros Palestinianos estima serem 6.630 pessoas.