Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jornalista é suspenso da ‘Time’ e da CNN por plágio

Fareed Zakaria assumiu que copiou trechos inteiros de outros artigos. Ele também é colunista do 'The Washington Post', que optou por manter em sua equipe

A revista Time e a rede de TV CNN suspenderam nesta sexta-feira o colunista e apresentador Fareed Zakaria depois de ele admitir que plagiou textos de outros artigos, informou o jornal Washington Post. O próprio Post mantém uma coluna dele, que está sendo revisada para verificar se há plágios.

Um artigo de Zakaria continha passagens inteiras de outro texto, escrito pelo historiador Jill Lepore, publicado recentemente na revista New Yorker. “Repórteres apontaram que parágrafos na minha coluna da Time nesta semana contêm grandes semelhanças com parágrafos no ensaio da edição de 23 de abril da New Yorker. Eles têm razão. Cometi um terrível erro”, escreveu Zakaria em seu pedido de desculpas. “É um lapso sério, e inteiramente por minha culpa”. Em uma breve entrevista sexta-feira ao Post, ele também pediu desculpas a Lapore.

Zakaria é uma estrela conhecida. Ele apresentava o programa “Fareed Zakaria GPS” nas manhãs de domingo na CNN, escrevia colunas regulares para a Time e o The Washington Post, além de já ter publicado livros sobre questões mundiais. A CNN disse que seu programa não irá ao ar neste domingo e que está revendo o trabalho do colaborador.

Apesar do escândalo, o editor do Post, Fred Hiatt, ressaltou a importância de Fareed Zakaria. “Nós nunca tivemos qualquer razão para duvidar da integridade do trabalho dele. Com o conhecimento disso hoje, temos a intenção de rever o trabalho com ele”, afirmou. A próxima coluna dele será publicada na próxima quarta-feira.