Clique e assine com até 92% de desconto

Jornal se retrata por falsa entrevista com ex-presidente espanhol

Repórter chilena escreveu uma conversa com José Luis Rodrigues Zapatero que nunca existiu

Por Da redação 27 jul 2017, 22h32

O jornal chileno La Tercera publicou na quarta-feira uma retratação em que explica que a entrevista com o ex-presidente da Espanha, José Luis Rodrigues Zapatero, que estampou as páginas de sua edição impressa na última segunda-feira, é uma farsa. O texto, assinado pela jornalista “freelance” Ximena Marín, apresentava como manchete a declaração “Na Venezuela o diálogo nunca existiu, existe ou existirá”, atribuída a Zapatero, que estava em visita ao país latino americano.

A entrevista foi replicada por agências de notícias, chamou atenção da imprensa internacional e chegou às mãos do político espanhol, que assegurou jamais ter conversado com a repórter. Com o ocorrido, o La Tercera investigou as publicações anteriores de Marín, que há mais de um ano contribuía com o jornal, e verificou diversos outros casos de fraude.

  • Além da falsa conversa com Zapatero que, conforme descobriu-se, era uma réplica quase exata de uma entrevista concedida anteriormente pelo ex-presidente espanhol ao site Cambio 16, Marín utilizou-se de falas públicas, trechos de reportagens de outros veículos, declarações a rádios, entre outras, para fabricar entrevistas com políticos e personalidades.

    Um dos trabalhos anteriores da repórter, também publicado no La Tercera, outra entrevista com um ex-presidente, o colombiano Álvaro Uribe, também foi plagiada do site Cambio 16.

    Continua após a publicidade
    Publicidade