Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Jon Huntsman lança sua pré-candidatura à Casa Branca

Republicano é ex-embaixador americano na China e ex-governador de Utah

Por Da Redação - 21 jun 2011, 14h30

O republicano Jon Huntsman, ex-embaixador americano na China e ex-governador de Utah, entrou na corrida presidencial dos Estados Unidos. Ele anunciou nesta terça-feira sua candidatura às primárias do partido para as eleições de 2012.

“Não apenas vamos eleger um novo dirigente. Vamos decidir se faremos a história do ontem ou a do amanhã”, afirmou Huntsman em seu discurso pronunciado na baía de Nova York diante da Estátua da Liberdade, mesmo local onde o ex-presidente Ronald Reagan lançou sua campanha presidencial.

“Pela primeira vez na história, estamos passando para a próxima geração um país que é menos poderoso, com menos compaixão, menos competitivo e menos confiante do que aquele que recebemos”, disse ele no pronunciamento. “Isso, senhoras e senhores, é totalmente inaceitável e totalmente antiamericano.”

Perfil – Huntsman, de 51 anos, governou Utah, estado conservador do oeste dos Estados Unidos, de 2005 a 2009. Em seguida, foi nomeado embaixador em Pequim pelo presidente Barack Obama.

Publicidade

Entre o eleitorado republicano, no entanto, ele não tem a mesma notoriedade de outros pré-candidatos declarados ou possíveis, como Mitt Romney ou Sarah Palin. O escolhido do partido deverá enfrentar Obama nas urnas.

Leia mais:

Leia mais: Impacto de Obama transforma Partido Republicano – que agora tem pré-candidato gay, um negro e duas mulheres

(Com agências Reuters e France-Presse)

Publicidade