Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

John Kerry segue para a França para discutir crise na Ucrânia com ministro russo

Secretário de Estado norte-americano decidiu, na metade do caminho de volta aos Estados Unidos, permanecer na Europa

Por Da Redação 29 mar 2014, 18h01

Na metade do caminho de volta aos Estados Unidos da visita à Arábia Saudita, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, mudou de ideia e decidiu ficar na Europa para discussões sobre a crise na Ucrânia.

Depois de voar de Riad, na Arábia Saudita, a Shannon, na Irlanda, para uma parada para reabastecimento neste sábado, o secretário decidiu que viajará para Paris para um encontro com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, agendado para a noite deste domingo. Kerry iria para a Europa só na terça-feira para uma reunião com os ministros das Relações Exteriores de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Leia também:

EUA devem deixar a Europa liderar diplomacia na crise da Ucrânia

Obama termina visita à Arábia Saudita acenando aos direitos humanos

Continua após a publicidade

O secretário estava em Riad, depois de passar por Roma e Haia esta semana, acompanhando o presidente dos EUA, Barack Obama, mas viajava em seu próprio avião. Ele havia feito uma viagem para a Jordânia a fim de tentar salvar as negociações de paz no Oriente Médio enquanto Obama estava em Bruxelas.

O secretário também considera a possibilidade de retornar ao Oriente Médio para continuar pressionando pelo avanço da negociação entre Israel e palestinos. Assessores de Kerry disseram que ainda está em aberto uma visita a Israel, territórios palestinos e Jordânia.

Leia ainda:

‘Não haverá uma nova Guerra Fria’, diz Obama sobre Rússia

Obama visita Arábia Saudita com Irã e Síria na agenda política

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade