Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Jimmy Carter se torna o primeiro ex-presidente dos EUA a completar 100 anos

Democrata que chefiou a Casa Branca entre 1977 e 1981 se diz 'animado' para votar em Kamala Harris nas eleições presidenciais de novembro

Por Da Redação 1 out 2024, 14h41

O 39º presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, completou 100 anos nesta terça-feira, 1º de outubro, se tornando o primeiro ex-presidente americano a alcançar essa marca. 

O democrata, que ocupou o cargo mais alto da Casa Branca entre 1977 e 1981, celebrará o centenário na casa onde está sob cuidados paliativos  desde fevereiro de 2023 em sua cidade natal Plains, na Geórgia. 

Durante seu mandato como presidente, Carter criou o Departamento de Educação, reforçou o sistema de Previdência Social e nomeou números recordes de mulheres, negros e latinos para empregos no governo.

Ele foi visto em público pela última vez no funeral de sua esposa Rosalynn Carter, que faleceu em novembro de 2023. Jimmy e Rosalynn foram casados por 77 anos.

Carter se tornou o ex-presidente americano mais longevo em 22 de março de 2019, quando ultrapassou a expectativa de vida de George HW Bush de 94 anos e 171 dias. 

Continua após a publicidade

Trabalho humanitário

Desde que deixou a presidência aos 56 anos em meio a críticas sobre sua gestão da crise dos reféns no Irã, Carter se dedicou a construir casas para famílias carentes, participou de missões de paz em Cuba e no Oriente Médio, negociou a libertação de reféns, deu aulas, escreveu livros e ganhou prêmios Grammy.

Em 2022, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho humanitário na mediação de conflitos internacionais e pela defesa dos direitos humanos.

Aos 90 anos, Carter foi diagnosticado com câncer no cérebro e outros problemas de saúde, mas anunciou meses depois que, após o tratamento, o câncer havia desaparecido. 

“Nem todo mundo tem 100 anos nesta Terra, e quando alguém tem, e quando usa esse tempo para fazer tanto bem para tantas pessoas, vale a pena comemorar”, disse Jason Carter, neto do ex-presidente, em uma entrevista à The Associated Press.

Continua após a publicidade

Homenagem de Biden

Em homenagem ao 100º aniversário de Carter, o presidente dos EUA, Joe Biden, publicou um vídeo no X, afirmando que o ex-presidente sempre foi “uma força moral para nossa nação e para o mundo”.

“Sua visão esperançosa de nosso país, seu compromisso com um mundo melhor e sua crença inabalável no poder da bondade humana continuam a ser uma luz orientadora para todos nós”, disse Biden, que foi um dos primeiros senadores a endossar a campanha presidencial de Carter em 1976.

Carter está “animado” para votar em Kamala Harrris nas eleições presidenciais de novembro, segundo seu neto. “Ele está esperançoso. E embora seu corpo possa estar fraco esta noite, seu espírito está mais forte do que nunca. Meu avô mal pode esperar para votar em Kamala Harris”, disse ele.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.