Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jean Ping na Líbia pela primeira vez desde a queda de Kadhafi

O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, chegou nesta segunda-feira à Líbia, para a sua primeira visita a este país desde a queda do regime de Muamar Kadhafi, indicou sua delegação.

Ping se reuniu depois de sua chegada com a ministra líbia das Relações Exteriores, Achur Ben Khayal, e deve ter um encontro com o primeiro-ministro, Abdel Rahim al-Kib.

Citado pela agência líbia Lana, Ping afirmou que havia examinado com Ben Khayal como a UA pode contribuir para o restabelecimento da segurança e para a reconstrução da Líbia, além da melhoria de suas relações com seus vizinhos africanos.

O programa da próxima reunião africana prevista para o fim de janeiro em Addis Abeba também está no centro da reunião, acrescentou Lana.

A UA reconheceu o Conselho Nacional de Transição (CNT) como representante legítimo do povo líbio apenas em setembro, após semanas de resistência e depois de ter fracassado em se impor como mediadora entre o regime de Kadhafi e a rebelião.

A organização panafricana tentou até o fim promover um diálogo entre os dois campos em conflito. Mas os rebeldes, com o forte apoio militar da Otan, se recusaram a negociar com o antigo poder.

O “rei dos reis da África”, como Kadhafi gostava de ser chamado, estava por trás da criação da UA e realizava uma campanha agressiva para a criação dos Estados Unidos da África que ele esperava governar.