Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Japão impõe sanções à Coreia do Norte após lançamento de foguete

O Japão afirmou nesta quarta-feira que vai impor sanções à Coreia do Norte depois do lançamento de um satélite observado por Washington e seus aliados, incluindo Tóquio, como desculpa para o desenvolvimento de tecnologia de míssil balístico que pode ser usado para lançar armas nucleares.

Segundo autoridades do Japão, a remessa de dinheiro para a Coreia do Norte está, em princípio, proibida.

O Japão aliviou algumas sanções sobre a Coreia do Norte em julho de 2014, depois de o governo de Pyongyang ter reaberto investigação sobre o paradeiro de cidadãos japoneses que foram capturados por agentes norte-coreanos há décadas para ajudar no treinamento de espiões, apesar de pouco progresso ter sido alcançado desde então.

Na segunda-feira, o Conselho de Segurança da ONU se reuniu em caráter emergencial e condenou o lançamento do foguete pela Coreia do Norte às 9h (horário local) do domingo, da base de Dongchang-ri, noroeste do país. Foi ordenado pelo ditador Kim Jong-un e “colocou em órbita com sucesso nosso satélite de observação terrestre Kwangmyong 4”, anunciou a TV do governo. Após o lançamento, moradores do Japão chegaram a receber mensagens de alerta em seus celulares.

Leia mais:

Conselho de Segurança da ONU condena lançamento de foguete norte-coreano

(Com Reuters)