Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Itália registra terremoto de 5,4 graus na escala Richter

(Atualiza com mais dados sobre o terremoto).

Roma, 27 jan (EFE).- O norte da Itália registrou nesta sexta-feira um terremoto de 5,4 graus de magnitude na escala Richter, que foi sentido em cidades como Gênova e Turim, no noroeste, até a região do Vêneto, no nordeste.

Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano (INGV), o terremoto aconteceu por volta das 15h53 no horário local (12h53 em Brasília) a 60,8 quilômetros de profundidade e teve epicentro na província de Parma (norte da Itália), na região de Emilia Romagna.

Este terremoto, que causou pânico entre a população, aconteceu depois que na quarta-feira, nessa mesma região italiana, foi registrado um terremoto de magnitude 4,9 graus na escala Richter, sem causar danos materiais ou vítimas.

Da mesma forma que na quarta-feira, o tremor desta sexta foi sentido principalmente nos andares mais altos dos edifícios de Milão, considerada a capital financeira da Itália, onde foi realizado imediatamente o esvaziamento das escolas.

Segundo a imprensa, os serviços de emergência trabalham neste momento para comprovar que não tenham acontecido danos pelo terremoto, que foi sentido também na região da Toscana (centro), enquanto em Milão a situação nas ruas é tranquila.

Na quarta-feira, além do tremor de 4,9 graus em Emilia Romagna, foi registrado outro de 4,2 graus na região vizinha de Vêneto, que não provocou danos materiais ou vítimas.

A península italiana é uma região de grande atividade sísmica. Em 6 de abril de 2009, na cidade de L’Aquila (centro), aconteceu um terremoto de 5,8 graus na escala Richter que deixou cerca de 300 mortos. EFE