Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Itália espera ‘o mais rápido possível’ por nova fase na Coreia do Norte

Roma, 19 dez (EFE).- O governo da Itália espera que, após a morte do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, ‘uma nova fase institucional se abra o mais rápido possível’, informou nesta segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores do país.

‘Após tomar conhecimento da morte do presidente norte-coreano, Kim Jong-il, a Itália, o primeiro país do G-7 que estabeleceu relações diplomáticas com a República Popular Democrática da Coreia e sempre foi próximo de seu povo, espera que uma nova fase para o país possa nascer o mais rápido possível’, diz a nota.

Essa fase deve ter como objetivo a ‘recuperação da abertura do diálogo positivo e a cooperação com a comunidade internacional, em particular sobre a proliferação nuclear, a paz, a segurança regional e o respeito aos direitos humanos’, acrescenta o comunicado.

A Itália, ressalta o Ministério das Relações Exteriores, ‘acompanhará com a máxima atenção o desenrolar dos acontecimentos na Coreia do Norte e na região, com o objetivo de promover a estabilidade regional’. EFE