Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Itália convoca embaixador no Irã para consultas

Roma, 1 dez (EFE).- O governo italiano convocou para consultas seu embaixador no Irã, Alberto Bradanini, após o ataque à embaixada britânica em Teerã realizado na última terça-feira, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes do Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Segundo explicaram as mesmas fontes, o ministro das Relações Exteriores italiano, Giulio Terzi, poderia decidir entre reduzir o nível de relações diplomáticas com Teerã e determinar o fechamento da embaixada.

O anúncio desta medida foi feito pelo próprio Terzi em Bruxelas, ao término de um encontro realizado para abordar as sanções que a União Europeia (UE) pode dispor contra o Irã.

Os ministros das Relações Exteriores da UE acertaram nesta quinta-feira definir novas sanções contra o Irã em resposta a seu programa nuclear e entre elas estariam medidas contra os setores energético – principalmente o petróleo – e financeiro do país.

Na quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores italiano informou que Terzi havia convocado o embaixador iraniano em Roma para consultas e que estudava fechar sua embaixada em Teerã após o ataque registrado na legação do Reino Unido, país que decidiu pela expulsão dos diplomatas iranianos de seu território. EFE