Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Israel planeja construir muro na fronteira com Líbano

Por Ali Dia - 3 jan 2012, 20h05

Israel planeja erguer um muro para proteger residências construídas recentemente na cidade de Metula, na fronteira com o Líbano, informou nesta terça-feira um oficial do Exército hebreu.

As autoridades israelenses comunicaram o projeto aos dirigentes libaneses e da ONU, destacou o oficial, precisando que o muro terá um quilômetro, entre Metula e a localidade libanesa de Kfar Kila.

A decisão definitiva sobre o projeto do muro será adotada após consultas com as autoridades libanesas.

“O Exército israelense coopera com a FINUL (a força de manutenção da paz no sul do Líbano) e com o Exército libanês para estudar as diversas opções visando reduzir os atritos”, informou um comunicado militar.

Publicidade

A FINUL confirmou que foi comunicada sobre o projeto do muro.

“Diante do caráter sensível do setor, estimamos ser imperativo que as duas partes concordem com medidas práticas visando reforçar a confiança mútua e reduzir as tensões e eventuais atritos”, disse à AFP Neeraj Singh, porta-voz da FINUL.

Israel e Líbano estão tecnicamente em guerra, mas os responsáveis militares dos dois países se reúnem regularmente para discutir problemas relativos à fronteira.

Em 2006, ocorreu um breve e sangrento conflito entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah, que controla a região da fronteira.

Publicidade