Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Israel entregará à ANP corpos de 100 terroristas palestinos

Este seria um 'gesto de solidariedade' ao presidente do órgão, Mahmoud Abbas

Israel anunciou nesta segunda-feira que entregará à Autoridade Nacional Palestina (ANP) os corpos de “cem terroristas que morreram enquanto perpetravam ataques”, num “gesto de solidariedade” ao presidente da organização, Mahmoud Abbas. O acordo, anunciado por Ophir Gendelman – porta-voz do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu -, por meio de sua conta de Twitter, foi acertado em reunião realizada no sábado em Ramallah entre Abbas e Itzhak Mojo, negociador chefe das conversas de paz entre israelenses e palestinos.

Após receber uma carta com a resposta do governo israelense às condições palestinas para a retomada do processo de paz, Abbas transmitiu a Mojo três pedidos, entre eles a transferência dos corpos, divulgou a edição digital do jornal Haretz. Outro dos pedidos era que Israel demonstrasse sua intenção de interromper a greve de fome realizada por presos palestinos desde abril. As autoridades israelenses e palestinas anunciaram nesta tarde um acordo para solucionar o problema.

A terceira reivindicação de Abbas foi a libertação dos palestinos que foram presos antes da elaboração dos Acordos de Oslo, em 1993. “Os palestinos foram informados da transferência dos corpos e responderam de forma muito positiva. Por enquanto, não há decisão de libertar presos palestinos”, afirmou ao Haretz uma fonte oficial israelense.

(Com agência EFE)