Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Israel e EUA estão decididos a impedir um Irã nuclear

Israel e Estados Unidos estão decididos a impedir que o Irã construa uma arma nuclear e não excluem nenhuma opção para conquistar este objetivo, afirmou neste domingo o ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, depois de se reunir com o presidente americano, Barack Obama.

“Nossos dois países consideram claramente que um Irã nuclear não é nem possível, nem aceitável, e estamos decididos a impedir que o Irã se dote de uma arma nuclear”, afirmou Barak à rádio pública.

“Repetimos que nenhuma opção deve ser retirada da mesa”, acrescentou o ministro israelense, referindo-se a uma possível ação militar.

O ministro da Defesa fez estas declarações depois de se encontrar na sexta-feira em Washington com Obama, à margem de uma conferência do grupo União para a Reforma do Judaísmo (URJ).

Nesta ocasião, Obama reiterou o compromisso de seu governo de “impedir que o Irã desenvolva armas nucleares”.

“Nós não nos limitamos a falar disto. Agimos e continuaremos pressionando” a República Islâmica, afirmou Obama, referindo-se às sanções econômicas reforçadas impostas ao regime iraniano nos últimos meses.

Israel e uma parte da comunidade internacional acusam o Irã de tentar fabricar armas atômicas, o que é desmentido pelas autoridades iranianas.