Clique e assine a partir de 8,90/mês

Isaf confirma morte de líder insurgente no Afeganistão

Ele foi abatido durante uma intervenção militar realizada na zona de Shin Wari

Por Da Redação - 2 jan 2011, 10h52

A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) confirmou neste domingo a morte de um importante líder talibã durante uma operação na província de Kunduz, no norte do Afeganistão. O mulá Bahadur, considerado o “número dois” dos insurgentes na província, foi abatido durante uma intervenção militar realizada na última quinta-feira na zona de Shin Wari, precisou a Isaf em comunicado.

“Bahadur era o vice-governador talibã na província de Kunduz. Proporcionou fundos, armas e provisões para os líderes e milicianos talibãs. Cometeu ataques e guiou outros líderes da província”, indicou a Isaf. Segundo a organização, Bahadur mantinha contatos com líderes talibãs de outras regiões afegãs e com membros do Movimento Islâmico do Uzbequistão, além de distribuir artefatos explosivos a grupos talibãs das províncias de Kunduz e Balkh.

“A morte de Bahadur é um golpe contra os insurgentes. Foi eliminado um estrategista-chave que permitiu ações contra afegãos inocentes”, expressou o diretor do comando central da Isaf, Patrick Hynes. Na operação, iniciada a partir de um relatório de espiões, cinco supostos insurgentes morreram e vários outros foram detidos.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade