Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Irã responde com contraoferta proposta europeia sobre programa nuclear

Por Da Redação - 23 maio 2012, 12h52

Bagdá, 23 mai (EFE).- O Irã apresentou nesta quarta-feira uma contraoferta de cinco pontos em resposta à proposta da União Europeia (UE) ao país árabe, que pede uma redução do enriquecimento de urânio por parte de Teerã em troca de um abrandamento das sanções internacionais, disse à Agência Efe o porta-voz da delegação iraniana, Taleb Mahdi.

O porta-voz explicou que a proposta do Irã inclui pontos referentes ao programa nuclear e a aspectos políticos, mas não forneceu maiores detalhes.

Mahdi disse que o governo do país esperar receber uma resposta do Grupo 5+1 (composto pelos países-membros do Conselho de Segurança mais a Alemanha) durante a reunião que está sendo realizada em Bagdá, no Iraque.

O porta-voz contou também que a delegação chinesa e a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, pediram para realizar encontros bilaterais com Teerã.

Publicidade

A proposta do Irã chegou horas depois do porta-voz da UE para Relações Exteriores, Michael Mann, anunciar em Bagdá uma proposta para o país árabe reduzir o enriquecimento de urânio de 20% a 5% em troca de um alívio nas sanções internacionais.

A comunidade internacional espera que a reunião entre as autoridades iranianas e o Grupo 5+1 possa ajudar a resolver a questão nuclear da nação árabe. A Agência Internacional de Energia Atômica anunciou ontem que ‘em breve’ assinará um acordo com Teerã.

Apesar disto, o Irã continua com seu programa nuclear. Na terça-feira, o país enviou dois lotes de placas de combustível nuclear com urânio enriquecido a 20% de uma usina em Isfahan ao reator experimental para uso médico em Teerã, segundo informou hoje a agência de notícias local ‘Mehr’. EFE

Publicidade