Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã recebe bem oferta da UE para retomar negociação

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, considerou “uma boa notícia” a oferta da União Europeia (UE) de retomar, em novembro, as negociações sobre o programa nuclear iraniano. Na última quinta-feira, a chefe de política externa do bloco propôs à República Islâmica uma nova rodada de conversas com o grupo 5+1, formado por EUA, Reino Unido, China, França, Rússia e Alemanha.

Mottaki disse, nesta sexta-feira, que outubro ou novembro “seria um bom momento para retomar o diálogo com o grupo”. A resposta do chanceler foi anunciada menos de um dia depois que a Alta Representante para as Relações Exteriores e a Política de Segurança da UE, Catherine Ashton, propôs a retomada do diálogo, no mês que vem, em Viena, capital da Áustria.

Ameaça nuclear – As potências ocidentais acusam o Irã de tentar produzir armas atômicas. Teerã, contudo, nega as acusações e diz que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Em maio deste ano, o Brasil e a Turquia mediaram um acordo para que a República Islâmica trocasse urânio pouco enriquecido por combustível para reatores de pesquisa. O pacto, porém, foi rejeitado pelos Estados Unidos e aliados. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) optou, então, por impor uma quarta rodada de sanções contra o Irã.

(Com agência EFE)