Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã oferece assistência médica a Lula

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, divulgou nesta quinta-feira uma oferta para “qualquer assistência médica” que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva possa precisar em sua luta contra o câncer de laringe.

“Embora estejamos certos de que o Brasil é a casa de alguns dos melhores e mais experientes médicos e especialistas, eu gostaria de, por este meio, anunciar que meu país está pronto para oferecer qualquer assistência médica que você possa precisar”, escreveu Ahmadinejad em uma carta publicada no site da presidência.

O líder iraniano ressaltou que Lula, de 66 anos, é “um dos mais importantes políticos no Brasil… e um dos que pedem paz e justiça mundial”.

A oferta ressaltou os laços construídos entre Ahmadinejad e Lula durante a presidência do brasileiro, de 2003 a 2010.

Lula parabenizou Ahmadinejad imediatamente após ele ser declarado vencedor das eleições iranianas de 2009, e defendeu o controverso programa nuclear iraniano.

Em 2010 o então presidente do Brasil liderou negociações em conjunto com a Turquia para tentar fazer o Irã aceitar trocar irânio levemente enriquecido por combustível altamente enriquecimento, mas o acordo fracassou quando os Estados Unidos e seus aliados afirmaram que era insuficiente.

Lula está sendo tratado no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, um dos centros médicos mais avançados da América Latina. Os médicos estão confiantes de que o câncer será curado e que Lula poderá retomar as atividades normais em alguns meses.

A presidente Dilma Rousseff esfriou um pouco as relações com o Irã desde que assumiu o poder, em janeiro de 2011.