Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã não convidou o Hamas para Cúpula dos Não-Alinhados

Abbas ameaçou boicotar a reunião caso Haniyeh estivesse presente em Teerã

O movimento palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, não foi convidado pelo Irã para a Cúpula dos Países Não-Alinhados prevista para a próxima semana em Teerã, afirmou neste domingo o porta-voz da reunião, Mohammad Reza Forqami, citado pelos meios de comunicação.

“Até o presente, nenhum convite oficial da República Islâmica foi enviado ao primeiro-ministro do Hamas em Gaza Ismail Haniyeh”, afirmou o porta-voz, desmentindo um anúncio neste sentido feito pelo porta-voz do movimento islamita. “Somente o presidente palestino Mahmoud Abbas foi convidado à cúpula”, acresfentou Forqami em um comunicado citado por várias agências de notícias iranianas.

No sábado, Abbas havia ameaçado boicotar a cúpula se Haniyeh estivesse presente em Teerã. Em resposta, o porta-voz de Haniyeh, Taher al Nunu, confirmou à AFP que o chefe de governo do Hamas no poder em Gaza iria a Teerã em “sua qualidade de primeiro-ministro eleito pelo povo palestino” nas legislativas de janeiro de 2006.

O gabinete de Haniyeh havia anunciado na sexta-feira que o chefe de governo de Hamas havia sido oficialmente convidado para a cúpula pelo presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad. O ministério das Relações Exteriores iraniano informou, por sua parte, que Haniyeh estava convidado para a cúpula prevista para os dias 30 e 31 de agosto, como “convidado especial”.

LEIA TAMBÉM:

AIEA não consegue entrar em acordo com o governo do Irã

‘Israel vai desaparecer do mapa’, diz chefe supremo do Irã

(Com agência France-Presse)