Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Irã intensificou envio de armas a xiitas no Iraque, dizem EUA

Arsenal estaria sendo usado contra forças americanas que atuam no conflito

Por Da Redação 8 jul 2011, 09h48

O Irã está intensificando o apoio militar às facções xiitas no Iraque com o envio de armas mais sofisticadas, acusa o almirante Mike Mullen, principal comandante militar dos Estados Unidos. Segundo ele, o arsenal estaria sendo usado para atacar as forças de segurança americanas que atuam na guerra.

“O Irã está apoiando grupos extremistas que estão matando nossas tropas”, afirmou. “As entregas de material militar por parte do Irã são significativas”, completou o almirante, que citou armas de alta tecnologia. De acordo com Mullen a República Islâmica retomou as atividades no Iraque, depois de ter decidido, em 2008, restringir sua colaboração com os militantes xiitas.

Violência – A acusação vem a público uma semana depois da divulgação de que o mês de junho foi o mais sangrento no Iraque em 2011, com pelo menos 271 iraquianos e 15 soldados americanos mortos no conflito. As estatísticas indicaram ainda que 454 iraquianos ficaram feridos, dos quais 192 são civis e 262 membros das forças de segurança.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade