Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Irã impede avião de Angela Merkel de sobrevoar país

Aeronave teve de retornar e sobrevoar a Turquia, até que, após duas horas de intensas negociações, Teerã permitisse a passagem da comitiva alemã

Por Da Redação 31 Maio 2011, 04h46

O governo iraniano impediu por duas horas o avião oficial da chanceler alemã, Angela Merkel, de sobrevoar o país. Seu Airbus A-340 foi obrigado a retornar e sobrevoar a Turquia até que, após intensas negociações na madrugada desta terça-feira, Teerã abrisse seu espaço aéreo à passagem da comitiva alemã.

“Nunca aconteceu um incidente assim”, disse Steffen Seibert, porta-voz oficial do governo alemão. De acordo com ele, foi preciso que Turquia mediasse as negociações para convencer Teerã a autorizar a passagem do avião de Merkel, que seguia rumo à Índia para uma viagem oficial.

O porta-voz acrescentou que antes do início da viagem o governo alemão havia solicitado todas as permissões necessárias, o que autoridades iranianas não confirmaram. O incidente por pouco não obrigou o Airbus A-340 da chanceler a uma escala forçada na Turquia para reabastecimento. Um segundo avião oficial alemão, que transportava o restante da delegação alemã, cruzou o espaço aéreo do Irã logo depois sem problemas.

O Airbus A-340, batizado Konrad Adenauer em homenagem ao primeiro chanceler da antiga Alemanha Ocidental, fazia seu primeiro voo após ser reformado pela companhia aérea alemã Lufthansa. A chanceler participa nesta terça-feira da primeira cúpula entre Índia e Alemanha.

(com EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade