Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã exportará petróleo para a Europa através de consórcio privado

Teerã, 7 jul (EFE).- O Irã chegou a um acordo com um grupo de empresas europeias para a venda de petróleo através de um consórcio privado a fim de escapar das sanções impostas pela União Europeia, informou a agência de notícias local ‘Mehr’.

O diretor da Associação de Exportadores de Produtos Petrolíferos do Irã, Hassan Josroyerdi disse à agência que por meio desse mecanismo o país exportará de 400 mil a 500 mil barris de petróleo diários, a maioria com destino a países europeus.

Assim, 20% do petróleo exportado pelo país será vendido através do consórcio, driblando as sanções da UE, que desde o último dia 1º colocou em vigor um embargo total ao setor petrolífero iraniano, acrescentou Josroyerdi.

O diretor explicou que participam no acordo, por parte do Irã, o Banco Central, o Ministério do Petróleo e a Associação de Exportadores e que, devido às sanções, ‘não é possível dar detalhes dos mecanismos de exportação nem das empresas europeias’.

Até maio deste ano, a exportação de petróleo era monopólio da Companhia Nacional de Petróleo do Irã (NIOC), mas as autoridades decidiram permitir as vendas por meio de empresas privadas para evitar os efeitos das punições internacionais. EFE