Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Irã e Grupo 5+1 vão se reunir em Istambul

Por Da Redação 19 fev 2012, 14h02

Teerã, 19 fev (EFE).- O Irã e o Grupo 5+1, composto pela Alemanha e os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, terão seu próximo encontro em Istambul para debater o programa nuclear de Teerã, afirmou neste domingo o Ministro de Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi.

Em entrevista coletiva conjunta com o chanceler nicaraguense, Samuel Santos, que visita Teerã, o chefe da diplomacia do Irã disse que seu país escolheu Istambul como local do encontro, mas ainda não definiu a data, e o Grupo 5+1 aceitou a proposta.

O local foi decidido há dois meses em um contato com a alta representante europeia de Relações Exteriores e Segurança, que coordena o G 5+1, Catherine Ashton, acrescentou Salehi.

Segundo ele, em recente carta a Ashton, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Saeed Jalili, representante iraniano nas negociações internacionais sobre o tema nuclear, ‘deixou claro que o Irã deseja retomar as conversas o mais rápido possível’.

Salehi declarou que o Irã pretende que ambas partes ganhem nas conversas, das quais garantiu que o Irã participará com atitude positiva.

Por outro lado, ele ressaltou que o ‘Irã pôs todas as suas instalações nucleares sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)’, e comunicou à agência nuclear da ONU a instalação de suas últimas centrífugas de Urânio. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade