Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã cumpriu parte importante do acordo nuclear, diz Kerry

País enviou pouco mais de 11 toneladas de urânio pouco enriquecido à Rússia, segundo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry

O Irã enviou pouco mais de 11 toneladas de urânio pouco enriquecido à Rússia na segunda-feira, em uma demonstração de que Teerã cumpre parte de seus “compromissos-chave” do acordo nuclear fechado com as potências ocidentais em julho passado, informou o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry.

“Tenho o prazer de informar que temos vistos importantes sinais de um significativo progresso para que o Irã cumpra compromissos-chave do acordo nuclear”, disse Kerry em comunicado. O histórico acordo com os iranianos é considerado um triunfo pessoal do secretário de Estado. Para fechá-lo, Kerry permaneceu por quase três semanas em Viena, trabalhando nas negociações, o período mais longo de conciliação despendido por um secretário de Estado desde a II Guerra Mundial, sete décadas atrás.

LEIA TAMBÉM:

Acordo nuclear é vitória pessoal para John Kerry

“O envio inclui a remoção de todo o material enriquecido a 20% que ainda não estava em forma de placas para o reator de pesquisas de Teerã”, disse o chefe da diplomacia norte-americana. A remoção do material “é um significativo passo do Irã rumo ao cumprimento de seus compromissos de não possuir mais de 300 quilogramas de urânio com baixo nível de enriquecimento” no momento de implementação plena do acordo, acrescentou.

Acordo – Desde o anúncio do acordo, em julho, acredita-se que são boas as chances de Teerã de fato respeitá-lo, justamente porque seus termos finais lhes são benéficos: cobraram-se poucas concessões em troca da suspensão de duras sanções contra e economia do país. O risco é de que um Irã recapitalizado possa insuflar ainda mais os conflitos regionais.

(com AFP)