Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã copiará o avião teleguiado americano que foi capturado

Na semana passada, um RQ-170 Sentinel penetrou no espaço aéreo iraniano

O Irã copiará o avião teleguiado de observação americano RQ-170 que capturou na semana passada, e o colocará à disposição de suas forças, declarou um importante parlamentar iraniano citado pela televisão estatal. “Estamos terminando a decifrar os códigos da aeronave, e a próxima etapa será sua reprodução”, afirmou Parviz Sururi, da subcomissão parlamentar de segurança nacional.

Teerã anunciou que suas unidades de guerra eletrônica capturaram, em 4 de dezembro, o controle de um RQ-170 Sentinel que penetrou no espaço aéreo iraniano vindo do Afeganistão,e que o fizeram aterrissar sem maiores danos a 250 quilômetros da fronteira, na região desértica de Tabas (nordeste). No entanto, os americanos expressaram suas dúvidas sobre a capacidade do Irã de explorar tecnologicamente essa captura.

Diplomacia – O ministro iraniano da Inteligência, Heydar Moslehi, alertou também nesta segunda-feira aos internautas iranianos e, em especial aos jovens, contra a “embaixada virtual” criada pelos Estados Unidos para, segundo ele, levá-los à espionagem.A criação deste portal é uma “armadilha para levar a população à espionagem, em particular os jovens, que devem se mostrar vigilantes”, afirmou Moslehi citado nesta segunda-feira pela imprensa local.

Na semana passada, Washington anunciou o lançamento de uma “embaixada virtual” acessível através do endereço “http://iran.usembassy.gov”, oferecendo declarações políticas americanas em inglês ou em farsi, informações para vistos para os Estados Unidos, notícias da rádio Voice of America, assim como ferramentas de intercâmbio através de redes sociais. Teerã bloqueou imediatamente o portal, como faz com milhares de outros sites, incluindo o Facebook e a imprensa ocidental.

(Com agência France-Presse)