Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Irã apresenta proposta para resolver diferenças com potências, diz agência

As negociações sobre o programa nuclear iraniano já duram doze dias. O prazo final para a conclusão do acordo era dia 30 de junho

Por Da Redação 8 jul 2015, 07h53

Um alto diplomata iraniano disse nesta quarta-feira que o Irã apresentou “soluções construtivas” para resolver as disputas nas conversas sobre o programa nuclear iraniano com seis grandes potências, relatou a agência de notícias Isna. “O Irã quer superar as diferenças remanescentes. Não mostraremos flexibilidade sobre nossos limites”, disse o diplomata, que não quis ser identificado.

Leia também

Acordo nuclear com Irã entra na fase “agora ou nunca”

É a hora de concluir acordo nuclear com Irã, diz secretário de Estado americano

Sem acordo, Irã e potências prorrogam negociações sobre questão nuclear

O Irã e as potências estão tentando chegar a um acordo final para terminar uma década de impasses sobre o programa nuclear da República Islâmica. Diplomatas iranianos e dos países do Grupo 5+1 (que inclui os cinco países do Conselho de Segurança da ONU – Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, China, França – mais a Alemanha) estão reunidos há doze dias em Viena, na Áustria.

O embargo sobre armas imposto a Teerã é, segundo especialistas, o principal impasse das negociações. O governo iraniano quer uma suspensão substancial e rápida das sanções, sobretudo aquelas adotadas após 2006 pelo Conselho de Segurança da ONU. O grupo 5+1, por sua vez, insiste em um processo progressivo e reversível, caso a República Islâmica não cumpra com seus compromissos.

(Com Agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade