Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã anuncia novo avião militar não-tripulado de fabricação nacional

Teerã, 17 mar (EFE).- O Irã anunciou neste sábado a construção de um novo avião não-tripulado para uso militar e de observação, que batizou de Shaparak (borboleta), informou a imprensa local.

A aeronave pode atuar em um raio de 50 quilômetros a partir de sua base, voar a altura máxima de 5 mil metros pelo período de até 3h30, além de ter capacidade de transportar oito quilos de carga, detalhou a emissora oficial iraniana em inglês ‘PressTV’.

Reza Danandeh Hakamabad, engenheiro responsável pelo projeto, revelou neste sábado que o avião é impulsionado por dois motores cilíndricos e equipado com três câmeras digitais de alta resolução, cujas imagens são enviadas à base.

Hakamabad detalhou que a aeronave pode desempenhar missões militares, vigilância de fronteira, florestal, de estradas e de oleodutos, ainda busca e resgate e transporte de pequenas cargas.

Nos últimos anos, o Irã anunciou a fabricação de diversos tipos de aviões não-tripulados, a maior parte variações do modelo Ababil. Desde 2009, o país afirma que dispõem desses equipamentos com tecnologias que os tornam indestrutíveis.

Quase diariamente as autoridades iranianas divulgavam o desenvolvimento de novos equipamentos de fabricação local destinados ao arsenal militar, tanto para as forças terrestres, quanto para as navais e aéreas. EFE