Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Interpol lança alerta internacional contra Kadafi e outros 15

Alerta laranja da polícia internacional não é um mandado de prisão em si, mas serve para ajudar agentes das fronteiras a cumprir sanções das Nações Unidas

A Interpol emitiu nesta sexta-feira um “alerta laranja” internacional contra o ditador líbio, Muamar Kadafi, e 15 de seus aliados. Entre eles, membros da família Kadafi e assessores próximos ao ditador. O alerta da polícia internacional não é um mandado de prisão em si. Mas serve para ajudar as polícias ao redor do mundo a rastrear suspeitos ou bens ilegais.

O principal objetivo da medida é divulgar informações sobre Kadafi e seus seguidores para que os agentes das fronteiras possam impor as sanções, aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU, no último fim de semana. Entre elas, proibições de viagens e o congelamento de alguns bens.

“Os indivíduos sujeitos ao alerta laranja foram identificados como pessoas envolvidas ou cúmplices no planejamento de ataques, incluindo bombardeios aéreos, contra a população civil”, disse a Interpol. “Nós queremos avisar aos países membros da ONU que os movimentos dessas pessoas e seus ativos são perigosos”.

(Com agências Reuters e France-Presse)