Clique e assine com até 92% de desconto

Infectologista critica manipulação de sua fala em campanha de Trump

"Em quase cinco décadas de serviço público, nunca apoiei publicamente nenhum candidato", afirmou Anthony Fauci

Por Redação Atualizado em 12 out 2020, 00h15 - Publicado em 12 out 2020, 00h09

O infectologista Anthony Fauci, assessor da Casa Branca durante a pandemia e muito respeitado nos Estados Unidos, expressou neste domingo insatisfação depois que comentários seus foram manipulados em um vídeo de campanha de Donald Trump para dar a entender que o especialista apoia a condução da crise sanitária pelo presidente americano.

“Em quase cinco décadas de serviço público, nunca apoiei publicamente nenhum candidato”, assinalou o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, em comunicado enviado à rede de TV CNN.

O vídeo, de 30 segundos, destaca a experiência pessoal de Trump com o vírus e inclui um breve trecho de uma entrevista com Fauci que sugere que ele estaria elogiando a resposta do presidente à pandemia. “Não consigo imaginar que alguém possa estar fazendo mais”, diz o médico na passagem editada.

“As declarações que a equipe de campanha do partido republicano atribuiu a mim sem autorização foram tiradas de contexto, a partir de um comentário que fiz meses atrás sobre os esforços dos funcionários de saúde federais”, afirmou.

  • Trump defendeu o vídeo e sua gestão da pandemia, minimizando as críticas de Fauci. “São, precisamente, as palavras do doutor Fauci. Fizemos um trabalho fenomenal, segundo alguns governadores”, tuitou o presidente.

    Como membro do grupo de trabalho da Casa Branca sobre o coronavírus, Fauci, 79, reconhecido internacionalmente, já teve que corrigir cuidadosamente o presidente americano em comentários do republicano sobre as futuras vacinas ou tratamentos contra a Covid-19.

    (com AFP)

    Continua após a publicidade
    Publicidade