Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Indonésia conta 5 mortos e 86 desaparecidos 2 dias após naufrágio

Sydney (Austrália), 23 jun (EFE).- As autoridades australianas localizaram dois novos corpos ao sul da ilha de Java, onde na quinta-feira afundou um navio com 200 imigrantes ilegais, pelo que já são cinco os falecidos e 86 pessoas seguem desaparecidas.

O ministro do Interior australiano, Jason Clare, declarou ontem à noite ao canal ‘ABC’ que passadas as primeiras 36 horas do naufrágio, quando os desaparecidos têm mais probabilidade de sobreviver, as equipes de resgate foram chamadas para buscar os corpos.

‘Encontramos coletes salva-vidas flutuado, mas nenhum sinal de vida. Também avistamos um montão de corpos’, indicou o ministro.

O mau tempo que castiga a zona complicou os trabalhos de busca e resgate das seis embarcações e dos cinco aviões australianos e indonésios que se deslocaram até o local do desastre.

No total, 109 pessoas foram resgatadas com vida e transferidas à ilha de Christmas, em território australiano, para receber assistência médica.

Segundo fontes indonésias, o navio transportava imigrantes ilegais, a maioria de nacionalidade afegã, desde o Sri Lanka.

A ilha de Christmas é um território australiano no Oceano Índico cuja situação geográfica, cerca de 360 quilômetros ao sul de Jacarta e 2.350 quilômetros ao noroeste de Perth, é usada pelos contrabandistas para levar imigrantes ilegais da Indonésia à Austrália.

O número de estrangeiros detidos pela Austrália nessa ilha subiu em maio e junho até superar mil pessoas por mês, um número que não era alcançado desde 2001, segundo dados oficiais da Austrália. EFE