Clique e assine com 88% de desconto

Indígenas enfrentam militares no sudoeste da Colômbia

Por Da Redação - 17 jul 2012, 15h35

Bogotá, 17 jul (EFE).- Dezenas de indígenas da etnia nasa enfrentaram nesta terça-feira soldados que resistem a serem expulsos de sua base próxima a Toribío, informaram as autoridades desta cidade do departamento (estado) de Cauca.

‘Isso deixou mais tensa a situação’, afirmou à Agêcnia Efe José Miguel Correa, secretário do governo de Toribío, cuja população é uma das mais afetadas pelas atividades das Farc e seus choques com as forças de segurança no sudoeste do país.

Correa observou que um grande grupo de índios se uniu à chamada Guarda Indígena para expulsar de maneira definitiva as tropas. A mobilização começou nas primeiras horas de hoje, depois que expirou um ultimato dos nativos para que os militares deixem a base.

O prazo, que acabou na meia-noite de segunda-feira, faz parte de uma campanha dos índios para assumir o controle do território de sua etnia, que tem quase 100 mil membros, distribuídos em diversas localidades. Os indígenas destruíram trincheiras e barricadas policiais na zona urbana de Toribío.

Publicidade

‘A situação está bastante tensa, e não sabemos o que poderá acontecer’, advertiu o secretário do governo de Toribío, cidade que tem como prefeito um nasa, Ezequiel Vitonás, eleito por voto popular. EFE

Publicidade