Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Índia testa míssil nuclear de curto alcance

Experimento com projétil que leva ogiva de 0,5t foi bem-sucedido, diz governo

Por Da Redação 12 ago 2013, 04h35

A Índia testou nesta segunda-feira com sucesso o míssil nuclear Prithvi II, com um raio de alcance de 350 quilômetros e capacidade para levar uma ogiva de meia tonelada, informou uma fonte oficial. O teste aconteceu na cidade de Chandipur, no estado Orissa, leste do país, em instalações da Organização Indiana para a Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), explicou um oficial do Ministério de Defesa à agência de notícias indiana Ians.

“O míssil atingiu o alvo predeterminado na baía de Bengala com uma grande precisão”, disse o diretor do teste. O lançamento foi realizado pelas Forças Armadas indianas às 9h20 (0h50 em Brasília). O Prithvi (“terra” em sânscrito) é o primeiro míssil balístico indiano de construção nacional e um dos cinco modelos projetados pelo DRDO em seu programa de desenvolvimento de “projéteis guiados” – o modelo tem sido testado com certa frequência.

A Índia mantém há anos uma corrida armamentista com o vizinho Paquistão, rival que também possui armas nucleares. O governo indiano, porém, também tem como objetivo ao demonstrar seu poderio nuclear não ficar muito atrás da superioridade militar chinesa na região.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade