Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Incidentes em região tribal deixam 12 mortos no Paquistão

Por Da Redação 13 nov 2011, 07h05

(corrige título).

Islamabad, 13 nov (EFE).- Pelo menos 12 pessoas, sete delas civis, morreram nas últimas horas em dois incidentes ocorridos na zona tribal de Khyber, no noroeste do Paquistão, informou neste domingo à Agência Efe uma fonte da administração local.

Uma explosão às 4h da madrugada local (21h de sábado de Brasília) provocou a morte de sete civis e deixou outros quatro feridos. Segundo a fonte, um confronto ocorrido horas antes entre dois grupos armados locais deixou cinco mortos na localidade de Nala Malakdin, situada no conflituoso distrito de Bara.

No último mês, a zona de Khyber foi palco de fortes combates entre as forças de segurança e a insurgência local, o que provocou, segundo o jornal paquistanês ‘Express Tribune’, o êxodo de até 18 mil moradores por causa da violência.

Um dos grupos armados mais ativos da área é Lashkar-e-Islam (LI), que assinou pactos de não agressão com as autoridades, mas que realiza atividades criminosas e persegue o estabelecimento de uma estrutura de poder paralela ao Estado.

Os enfrentamentos entre grupos insurgentes e forças paquistanesas são constantes em Khyber, região-chave para o trânsito de boa parte dos equipamentos e mantimentos destinados às tropas internacionais desdobradas no Afeganistão. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade